Prepare uma equipe de sucesso!
A base estrutural de uma loja são pessoas: clientes e equipe. Se você quer ter resultados positivos com ética e reconhecimento no mercado, prepare uma equipe de sucesso.

Pilares para ter sucesso
Com base nos estudos e expertise de Janaina Ortiga, esses são os 5 pilares para ter sucesso:
– Ações de mkt e ações sociais
– Compra programada e coordenada + VM
– Atendimento impecável (treinamento)
– Embalagem (começa lá na porta da loja)
– Pós-venda + recompra

Treinamento é o que motiva as pessoas a trabalharem com amor, a baterem meta. Prepare uma equipe de sucesso com o treinamento focado em:
1) desenvolver habilidades emocionais;
2) conhecer o produtos e as tendências;
3) fidelizar clientes;
4) bater metas.
Um bom atendimento é o grande diferencial!
Tipos de vendedores que geram negócios

Muitos dos problemas no atendimento ao cliente têm relação com a insatisfação do funcionário no trabalho e com suas dificuldades no relacionamento interpessoal.
As atitudes e o temperamento dos vendedores valem ouro quando se trata de fechar negócios. Existem os tipos de vendedores que geram negócios e aqueles que estão “brincando” de trabalhar.
Ao entrar numa loja, o cliente gosta de profissionais de venda que:
– conversam;
– cumprem o que prometem;
– procuram as melhores soluções para cada cliente;
– dominam e conhecem bem a sua área de atuação;
– ajudam a esclarecer e definir o que o cliente realmente quer e precisa naquele momento.
– são éticos e honestos (de verdade!);
– cuidam da aparência (imagem pessoal conta e muito);
– estão felizes com a oportunidade de ajudar e servir;
– ajudam o cliente a economizar tempo, dinheiro e energia;
– ouvem e prestam atenção realmente no que o cliente deseja.
Você, lojista, pode acrescentar mais itens à essa lista observando o seu cliente e fazendo o melhor por ele.
Algumas posturas bem comuns e nada agradáveis para o cliente devem ser evitadas:
– chamar o cliente de “querida”, “flor” ou qualquer outra forma de intimidade excessiva;
– oferecer o máximo de parcelas na hora de pagar (pergunte qual a forma de pagamente e deixe o cliente escolher);
– bate-papo entre vendedores durante o atendimento;
– “medir”o cliente dos pés à cabeça;
– anotar o telefone e nunca avisar quando o produto desejado pelo cliente chegou.
Com essas dicas principais já é possível criar o primeiro treinamento e fazer uma seleção de quem realmente quer fazer parte da sua equipe de sucesso.

Vivielly Barrack
Consultora e corretora de moda, especialista em direção criativa de moda, consultora de imagem, certificada pela École Supérieure de Paris e com experiência há mais de 15 anos no varejo. Responsável por receber e direcionar lojistas que desejam fazer compras no Pólo de Moda de Belo Horizonte e São Paulo.
Fashion Biz - Consultoras de moda
Somos consultoras e corretoras de moda para lojistas! Nossa equipe é composta por profissionais altamente qualificadas, com mais de 15 anos de experiência, prontas para te orientar nas melhores decisões para o sucesso da sua loja. Somos especialistas em CONECTAR lojistas aos melhores FORNECEDORES de moda, garantindo que seu estoque esteja alinhado com as tendências e as preferências do seu PÚBLICO-ALVO. Com foco em COMPRAS INTELIGENTES, oferecemos um SERVIÇO PERSONALIZADO, que acompanha você desde o PLANEJAMENTO das compras até estratégias de MARKETING e controles FINANCEIROS.