Liquide o seu estoque sem perder o lucro!
- 03/11/2022 |
- Vivielly Barrack |
- Marketing de Moda
Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado e consequentemente prejuízo para a sua loja. Pensando nisto, separei algumas dicas para que você liquide o seu estoque sem perder o lucro.
Ao se deparar com o estoque alto e as vendas baixas, muitos lojistas tendem a se desesperar e criar promoções sem planejamento ou qualquer estratégia.
Fazer promoções para liquidar o estoque de produtos é uma das formas mais conhecidas para resolver um estoque cheio. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Uma promoção com as peças a preço de custo, por exemplo, é um grande erro pois desconsidera-se que em cada peça existem valores ocultos como gastos com embalagem, aluguel, contas de consumo, transporte e as horas de trabalho. Não considerar estes custos pode gerar grandes prejuízos.
Para não errar na hora de liquidar o estoque, separei algumas dicas valiosas:
1. Faça um raio-x do estoque
Tudo começa com uma análise, não tem como fugir! Portanto, fique atento ao que você deve fazer:
- Reserve um tempinho e vá ao estoque analisar os itens;
- Verifique as quantidades;
- Estude as últimas vendas feitas e trace um comparativo com o que ficou parado;
- Registre todas essas informações e comece um acompanhamento das saídas e, consequentemente, um controle do estoque parado.
Essa etapa inicial é muito importante para você determinar qual é a urgência de vender cada um dos itens. Além disso, esse exercício é ótimo para dar início em um pensamento muito importante: como agir para vender essas mercadorias?
2. Faça ofertas direcionadas a clientes potenciais
Outra forma de acelerar as vendas de produtos que estejam parados muito tempo no estoque é direcionar a oferta deles a clientes que têm mais potencial de comprar aquele item.
3. Ofereça vendas combinadas
Outra opção inteligente é associar um produto em promoção a outro vendido em sua loja pelo preço normal. Por exemplo: se você precisa uma blusa, aproveite a uma calça para fazer um conjunto. Por mais que o consumidor não esteja procurando pela blusa, a chance de sua promoção “blusa+calça” fazer sucesso é muito maior.
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Vivielly Barrack
Contadora por formação, especialista em direção criativa de moda pelo Centro Universitário UNA, consultora e corretora de moda em BH, consultora de imagem, certificada pela École Supérieure de Paris e com experiência há mais de 12 anos no varejo. Responsável por receber e direcionar lojistas que desejam fazer compras no Pólo de Moda de Belo Horizonte.
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