FIGITAL: Integração entre o varejo físico e digital.
- 30/01/2015 |
- Vivielly Barrack |
- Dicas, Direção Criativa de Moda, Moda BH, Tendências
Entre os dias 11 e 14/01 aconteceu em Nova York, a NRF Big Show, o maior evento de varejo do mundo, com mais 30.000 congressistas, sendo mais de 1800 brasileiros, 575 expositores e mais de 100 palestrantes.
O evento veio trazer as principais novidades, especialmente tecnológicas do setor que mais movimenta a economia mundial: o varejo. E através dele pudemos levantar várias idéias para o seu negócio de moda. Neste ano de 2015, o qual será um ano de muitos ajustes econômicos, precisamos nos manter antenados para acompanhar o mercado e sobressair nesse mundo de competitividades.
Então vamos refletir:
As necessidades dos nossos consumidores mudaram nos últimos anos?
Sim. Nos últimos 5 anos, o poder aquisitivo da população aumentou, favorecendo o consumo, principalmente por coisas supérfluas. Entretanto este poder de consumo está caindo, devido à inflação, alta das taxas de juros, etc.
Além disso, os consumidores nunca estiveram com tão pouco tempo para dedicar a si mesmos, necessitando muito mais agilidade em suas compras.
Mas a necessidade principal não mudou: eles continuam querendo fazer o melhor negócio, ou seja, pagar o melhor preço pelo melhor produto, não é verdade?
O que mudou foi o comportamento do consumo. Aumentou a gama de opções: o mundo inteiro ao seu alcance.
Muito mais acesso à informação, o que é um verdadeiro desafio para os varejistas já que o cliente entra na loja sabendo de tudo sobre o produto, inclusive o preço da concorrência
A interação virtual tem sido maior que a física, em quase tudo no dia-a-dia das pessoas, e esse foi o tema mais abordado no evento em Nova York: Como integrar o ambiente físico com o virtual no comércio varejista?
O que as pessoas apreciam mais em cada ambiente?
No entanto, o mais interessante é que chegou-se à conclusão que o consumidor quer os dois ambientes! Ele que tocar, mas também quer ver avaliações dos outros clientes, quer comparar preços antes de fechar e poder comprar a hora que quiser. Esse cliente chama-se: FIGITAL.
“Isso não significa que a loja irá morrer. Ela tangibiliza tudo o que a marca quer ser. Ela tem que usar o mashup, fusão de tecnologia com contato humano, para motivar o cliente a preferi-la. O mobile é o hub digital e a loja no físico. Esse mix dita o tom. Os market places acompanham esse modelo de flexibilidade e expandem as possibilidades de compras. A marca não pode terceirizar. Eles são armas de comparação e possibilidade de compra fantásticas”, defende Edmour Saiani, sócio-fundador da Ponto de Referência e integrante da comitiva da CDL Porto Alegre para o site da CDL.
Conclusão: o varejo físico não vai morrer!
Pesquisas realizadas nos EUA em 2014 evidenciaram que 95% das vendas do varejo ainda são feitas de forma física, entretanto 19% dessas vendas têm alguma influência dos smathphones. Esse dado era de apenas 5% em 2012!
Desta forma, precisamos pensar em COMO CONQUISTAR O CLIENTE FIGITAL?
Falaremos disso no próximo post!

Vivielly Barrack
Consultora e corretora de moda, especialista em direção criativa de moda, consultora de imagem, certificada pela École Supérieure de Paris e com experiência há mais de 15 anos no varejo. Responsável por receber e direcionar lojistas que desejam fazer compras no Pólo de Moda de Belo Horizonte e São Paulo.
Fashion Biz - Consultoras de moda
Somos consultoras e corretoras de moda para lojistas! Nossa equipe é composta por profissionais altamente qualificadas, com mais de 15 anos de experiência, prontas para te orientar nas melhores decisões para o sucesso da sua loja. Somos especialistas em CONECTAR lojistas aos melhores FORNECEDORES de moda, garantindo que seu estoque esteja alinhado com as tendências e as preferências do seu PÚBLICO-ALVO. Com foco em COMPRAS INTELIGENTES, oferecemos um SERVIÇO PERSONALIZADO, que acompanha você desde o PLANEJAMENTO das compras até estratégias de MARKETING e controles FINANCEIROS.