Explorando as Tendências de Moda para P/V 2025/26: Dados Analíticos e Oportunidades
- 18/11/2024 |
- Vivielly Barrack |
- Consultoria para lojista
Confira as principais tendências de moda e dados analíticos da temporada de primavera/verão 2025/26 confirmados pela WGSN, autoridade global em previsão de tendência e consumo.
Marcadas pela longevidade e versatilidade, as semanas de moda de primavera/verão 2025/26, realizadas entre setembro e outubro de 2024, já trouxeram tendências diversificadas que podemos confirmar para a temporada.
Antes de seguir com as tendências, é importante destacar a importância dos dados para a previsão de tendências, bem como da análise estratégica para o desenvolvimento e planejamento de coleções. A WGSN possui relatórios específicos sobre dados que oferecem aos assinantes orientações de design e produto, ajudando-os a traduzirem tendências em produtos comerciais. Nesse post, você terá uma amostra desses conteúdos analíticos exclusivos para assinantes WGSN.
Quer conhecer algumas das tendências-chave e confirmações sobre cores, peças-chave e acessórios da temporada de P/V 2025/26? Continue lendo esse post.
Cores
Através da ferramenta Colour Vision, a WGSN utiliza inteligência artificial para reconhecer as cores das roupas e bolsas apresentadas nas passarelas. Com essa ferramenta, conseguimos dados precisos de como o mix de cores muda a cada estação.
EnhancedNeutrals
Com 36.5% de presença no mix de cores nas passarelas de P/V 25/26 e 1,7% de crescimento em relação ao ano anterior, os tons pastel que mais crescem nesta temporada são os neutros.
Assim como o Wax Paper, cor-chave para 26/27 apontada pela WGSN e Coloro, os tons neutros além de trazer sentimentos como conforto e serenidade, são ideais para as marcas que desejam usar uma abordagem atemporal e aprimorar peças clássicas. Clique aqui e saiba mais sobre as cores-chaves para 26/27.


Midnight Blue
Conforme apontado na tendência “Os novos tons escuros” pela WGSN, de 2025 em diante, a importância dos tons escuros irá aumentar à medida que a policrise se agrava e os consumidores optam por cores mais versáteis, duráveis e com longevidade. Dessa forma, como apontado pela WGSN e Coloro, a cor do ano de 2025 é o Future Dusk, um tom situado entre o azul e o roxo.
Apesar da presença dos tons escuros ter diminuído 3.5% comparado com a temporada de P/V 24, observamos um crescimento de 11,2% no azul escuro em comparação com a temporada de P/V 24. O Dark Blue (azul escuro) teve uma presença de 33,2% nas passarelas, trazendo uma sensação de mistério e escapismo.


Além disso, como apontado no Resumo aos compradores, relatório exclusivo da área de Fashion Buying, uma área com conteúdos exclusivos para times de compras, os tons escuros e preto combinados totalizaram 44% do mix de cores nas passarelas primavera/verão 24.
Peças-chaves
Minidress
Apesar dos vestidos continurem sendo a maior parcela do mix de vestuário, representando 20% da categoria, a peça decaiu 1% em comparação com a temporada anterior, o que mostra que outras peças estão ganhando forças.
O Minidress é um dos itens-chave na categoria de vestidos para a primeira/verão 25/26, com versões em jeans (9,1% do mix jeans) e estilos assimétricos (21,9% do mix de vestidos) destacando seu apelo versátil. Embora tenha uma natureza jovem, sobrepor o #Minivestido com tops, adicionar mangas ou explorar estilos mais formais aumenta seu apelo para clientes mais velhos.


WideLeg
Apesar do TrendCurve AI apontar o jeans como uma peça estável nos EUA e no Reino Unido para o verão 2025, observamos uma mudança estética em direção à alfaiataria, ao #Officewear e ao #SartorialStyling.
Ainda assim, o jeans #WideLeg teve um crescimento de 1,3% nos EUA e 1,6% no Reino Unido, reafirmando-se como o modelo dominante por mais uma temporada, representando 27,1% do mix.
Acessórios
Como apontado em nosso Resumo aos compradores P/V 25, pulseiras, brincos e gravatas dominaram as coleções da nova temporada, dando destaque para itens-chave previstos anteriormente pela WGSN, como o colar longo com pingente e a pulseira de metal.

The bold cuff
Item que confere um toque sofisticado à categoria, as pulseiras de metal, fortalecidas pela demanda por estilos #LowKeyLuxury , apresentam o segundo maior crescimento, atrás apenas dos colares nas passarelas S/S 25, com crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.
Dessa forma, o bold cuff é confirmado como o item-chave, representando 15,9% do mix da categoria.
A gente acompanhando cada tendência e detalhes que podem fazer a diferença na sua loja. Para ter um acompanhamento mais de perto e personalizado, entre em contato e agende a nossa consultoria em compras!
Fonte: https://www.wgsn.com/

Vivielly Barrack
Consultora e corretora de moda, especialista em direção criativa de moda, consultora de imagem, certificada pela École Supérieure de Paris e com experiência há mais de 15 anos no varejo. Responsável por receber e direcionar lojistas que desejam fazer compras no Pólo de Moda de Belo Horizonte e São Paulo.
Fashion Biz - Consultoras de moda
Somos consultoras e corretoras de moda para lojistas! Nossa equipe é composta por profissionais altamente qualificadas, com mais de 15 anos de experiência, prontas para te orientar nas melhores decisões para o sucesso da sua loja. Somos especialistas em CONECTAR lojistas aos melhores FORNECEDORES de moda, garantindo que seu estoque esteja alinhado com as tendências e as preferências do seu PÚBLICO-ALVO. Com foco em COMPRAS INTELIGENTES, oferecemos um SERVIÇO PERSONALIZADO, que acompanha você desde o PLANEJAMENTO das compras até estratégias de MARKETING e controles FINANCEIROS.