Compras: 7 passos para planejar
- 12/07/2019 |
- Vivielly Barrack |
- Dicas
É muito comum encontrar empresas de varejo do segmento de moda que negligenciam os processos internos, como é o caso do planejamento de compras. Independente do tamanho da loja, é fundamental ter um controle do estoque para evitar excessos e perdas financeiras, mesmo em épocas onde o mercado de vendas está aquecido.
Um bom planejamento de compras otimiza os resultados da empresa, ajudando na hora de escolher o produto certo para o público-alvo, portanto reduz as perdas com mercadorias que já “envelheceram” no estoque. Portanto, antes de vir às compras, tenha em mãos esse planejamento para composição do seu estoque.
O SEBRAE ensina 7 passos para montar esse planejamento de compras:
1. Defina a frequência das compras
O primeiro passo é definir a frequência de realização das compras que indicará quantos dias de vendas o estoque deverá suprir. Exemplo: caso as compras sejam realizadas a cada dois meses, será necessário comprar produtos para 60 dias de vendas.
2. Controle o histórico de vendas
A partir do histórico de vendas, é possível obter uma aproximação dos estoques mínimos necessários para atender às demandas. Em muitos segmentos, como o de moda, é ainda mais importante lembrar da sazonalidade. Mudanças constantes exigem renovação do estoque. Com as informações sobre o histórico de vendas, o lojista será capaz de fazer uma previsão de vendas mais efetiva. E, com isso, minimizar o risco de comprar mercadorias em excesso. O que poderia comprometer o fluxo de caixa, ou ocasionar perda nas vendas por falta de produtos, comprometendo o faturamento.
3. Faça a previsão de vendas
Baseando-se no histórico de vendas, é preciso definir o valor a ser vendido no período que as compras deverão atender. Para se chegar a um crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior. Use como base a inflação e as ações realizadas para aumentar as vendas, como investimentos em marketing e capacitações de vendedores.
4. Analise o estoque existente
Entender o que pode ser mantido na loja e o que deve ser liquidado rapidamente é um ponto importante. Para isso, analise o estoque existente e a partir dele, separe os produtos que poderão ser comercializados junto à nova coleção, e também aqueles que deverão ser liquidados antes da chegada dos novos produtos. Isso ajuda a gerar caixa para a empresa. O custo dos produtos que serão “aproveitados” com a nova coleção deve ser descontado do valor a ser comprado.
5. Conheça a variedade de peças da loja
Classifique seus produtos por categorias para saber o quanto é vendido de cada uma delas. Muitas vezes os produtos da nova coleção serão diferentes dos produtos da antiga. Uma calça pantalona é diferente de uma calça pantacourt, e uma pode ter sido tendência na última coleção e a outra na nova. Desta forma, você saberá quantas categorias possui e poderá definir o quanto deverá ser gasto em cada uma delas.
6. Defina o preço médio por peça vendida
O preço médio mostra o perfil de seus clientes e também o tipo de peça que deverá ser comprada, portanto é uma informação extremamente importante para a empresa. Resumindo, se o preço médio de calças é R$ 250,00, calças com preço muito maior ou muito menor que isso provavelmente terão pouca saída.
7. Planeje o valor a ser investido
A política de precificação é importante para fazer o cálculo do valor a ser comprado. Caso você utilize um mark-up multiplicador, para se chegar ao valor a ser comprado, você deve dividir a previsão de vendas pelo mark-up multiplicador. Uma das formas de precificar é analisando a previsão de vendas através do mark-up, mas além disso é importante avaliar outras variáveis. Na nossa consultoria, nós te ajudamos com isso!
Entre em contato conosco, pois auxiliamos lojistas de moda a compor o mix de produtos, buscando um giro rápido da mercadoria adquirida, indicando e acompanhando nas compras nas principais marcas de moda da cidade, de acordo com o perfil da sua loja.

Vivielly Barrack
Consultora e corretora de moda, especialista em direção criativa de moda, consultora de imagem, certificada pela École Supérieure de Paris e com experiência há mais de 15 anos no varejo. Responsável por receber e direcionar lojistas que desejam fazer compras no Pólo de Moda de Belo Horizonte e São Paulo.
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