Como conquistar o cliente FIGITAL?
- 08/02/2015 |
- Vivielly Barrack |
- Dicas, Direção Criativa de Moda
No post anterior “FIGITAL: Integração entre o varejo físico e digital”, contamos como estão as preferências dos consumidores atuais. Esses que gostam de mesclar o varejo físico com o digital e contamos como o meio digital está influenciando a venda física.
O cliente FIGITAL é aquele que ter ter as duas experiências numa mesma compra. Portanto, como podemos conquistá-lo?
Para entender isso, preciamos pensar no que criamos de relevância para o nosso consumidor, porque ele preferirá comprar conosco a comprar no concorrente? Vamos colocar aqui algumas dicas:
1º – Qual a sua estratégia?
Sabemos que não é possível ser referência por todas as estratégias, mas na que você escolher ser, seja o melhor de todos, seja especialista! Agregue valor à sua venda, ofereça soluções como: consultoria de imagem, uma maquiagem brinde, torne a sua loja um local de trocas de experiências como um encontro de amigas ou faça com que a cliente saia pronta da sua loja, sem precisar passar na concorrência. Você será lembrado sempre.
2º Quais são as ferramentas que podemos usar?
- Relacionamento! Crie um programa de relacionamento/fidelidade, onde você possa cadastrar suas clientes, oferecer prêmios por fidelidade e conhecê-las tão bem para saber o que ela comprou da última vez, qual a marca que ela mais gosta, qual a frequência de visitas à loja, data de aniversário para parabenizá-la. Isso faz toda a diferença! Conheça bem cada uma delas. Envie e-mails diferentes para clientes diferentes. Encontre-as nas redes sociais
- Omnichannel! Quem trabalha em varejo já deve ter ouvido ou vai ouvir falar muito do novo conceito Omni-Channel. O que seria isso? Não há mais diferenças entre loja física ou virtual. O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. Quando está on-line, ele está conectado as redes sociais, está compartilhando, validando suas opiniões com amigos, pesquisando, aprendendo e desenvolvendo um ponto de vista. Segundo pesquisas recentes feitas nos EUA, constatou-se que o consumidor que participa da vida social da Marca através de redes sociais como twitter, facebook e foursquare, por exemplo, vai consumir e indicar mais os produtos ou serviços de determinada marca. Isso é o engajamento do consumidor com a marca, porém a comunicação deve ir de encontro aos interesses do consumidor, não somente do que a marca quer “empurrar” para ele. Fique atento: Os clientes sempre acabam mostrando o que querem. Mantenha vários meios de contato e esteja presente o tempo todo na vida deles, mesmo que virtualmente.
- Ofereça mais que compras, promova experiências! Crie um ambiente de interação entre os consumidores e seus amigos. As pessoas preferem comprar quando estão acompanhadas. Faça com que sua loja seja tão legal que ela faça o “check-in” ou uma “self” quando estiver lá.
Parece difícil, que somente as grandes lojas conseguiriam, mas pequenos detalhes fazem a diferença como:
- Mudar a decoração de tempos em tempos;
- Criar algo inusitado;
- Servir uma espumante guardada somente para clientes especiais;
- Ter uma equipe bem treinada, informada e motivada;
- Ter atenção às necessidades do cliente, não só no vestuário, mas conhecer o seu dia-a-dia;
- Ter uma loja agradável, funcional, bonita, cheirosa e alegre;
- Ter presença digital nas redes sociais;
- Ter bons controles de estoque;
- Operações sem falhas;
- Serviços agregados na venda, criar uma relação de confiança: mostre que ele vai encontrar o que procura, vai receber o produto a tempo, etc…
- Cadastramento e conhecimento dos clientes;
- Comunicação e atendimento personalizados;
Pesquisas apontam que:
QUANTO MENOS O VAREJISTA SE PREOCUPA COM A VENDA, MAIS ELE VENDE!
Então, faça um varejo mais legal!

Vivielly Barrack
Consultora e corretora de moda, especialista em direção criativa de moda, consultora de imagem, certificada pela École Supérieure de Paris e com experiência há mais de 15 anos no varejo. Responsável por receber e direcionar lojistas que desejam fazer compras no Pólo de Moda de Belo Horizonte e São Paulo.
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