A Integração Imprescindível entre o Físico e o Digital
- 07/11/2024 |
- Vivielly Barrack |
- Consultoria para lojista
A busca por uma experiência de compra integrada entre o físico e o digital está cada vez mais forte no mercado brasileiro, e isso inclui o varejo de moda. De acordo com a pesquisa “Omnicanalidade e Unified Commerce”, realizada pela Wake em parceria com a Opinion Box, 78,9% dos entrevistados afirmaram que transitam entre essas duas esferas, demonstrando a necessidade do omnichannel como parte essencial da jornada de compra.
Observa-se que, em geral, 43,4% buscam uma experiência híbrida, que lhes permita navegar com facilidade entre os canais físico e digital, refletindo o desejo do consumidor de acessar informações e verificar a disponibilidade de produtos em ambas as plataformas. Também percebeu-se que transações que começam no físico tendem a ser finalizadas no ambiente digital, com 56,6% dos consumidores optando pelas compras online, atraídos principalmente por condições de preço mais vantajosas.

Além disso, a pesquisa revelou que 54,6% dos entrevistados tiveram mais experiências positivas do que negativas ao explorarem a jornada omnicanal, com 28,1% relatando apenas interações satisfatórias. As principais razões para essa satisfação são:
- as boas ofertas (48,2%)
- a conveniência da entrega em domicílio (33,6%).
A pesquisa também destaca preocupações com experiências negativas: 24% dos respondentes mencionaram o alto custo do frete como um motivo de insatisfação, juntamente com a decepção ao receber produtos, ressaltando a necessidade de uma logística mais eficiente e de uma gestão mais clara das expectativas.
Quando analisadas as preferências dos consumidores nas compras online, os fatores que se destacam incluem:
- melhores ofertas e promoções (37,5%);
- preços mais acessíveis (35,1%);
- facilidade na pesquisa de preços e produtos (34%);
- praticidade (30,5%);
- opção de acessar lojas e marcas que não estão disponíveis na sua região (29,2%).
Por outro lado, nos consumidores que preferem as lojas físicas, as principais motivações são:
- ver e tocar o produto (47,6%);
- a retirada imediata da compra (44,8%);
- a ausência de custos de frete (39,2%).
Esses dados indicam que as categorias de produtos exercem grande influência na escolha dos canais. Por exemplo, 54% preferem adquirir alimentos e bebidas em lojas físicas, enquanto 41% optam pela compra de roupas e calçados online, evidenciando o desejo de conveniência em um caso e a busca por variedade e preços no outro.

Para unir o melhor de ambos os mundos, 34,4% dos consumidores mostraram preferência por iniciar a compra no ambiente digital e finalizar na loja física. Essa tendência sublinha a importância de implementar estratégias de “click-and-collect” e outras práticas que promovam a integração eficaz entre os canais, permitindo que os clientes escolham seus produtos online e realizem a retirada rapidamente em uma loja próxima, sem custos extras de entrega.
Se a sua loja ainda não está transitando entre esses ambientes permitindo ao cliente compras nos dois canais de vendas (físico e digital), vale refletir.
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Fonte: Mundo do Marketing

Vivielly Barrack
Consultora e corretora de moda, especialista em direção criativa de moda, consultora de imagem, certificada pela École Supérieure de Paris e com experiência há mais de 15 anos no varejo. Responsável por receber e direcionar lojistas que desejam fazer compras no Pólo de Moda de Belo Horizonte e São Paulo.
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