7 tendências de consumo para considerar no seu próximo planejamento
- 08/10/2024 |
- Vivielly Barrack |
- Consultoria para lojista

mercadoeconsumo.com.br
Embora 2024 ainda não tenha terminado, já podemos afirmar que este foi o ano em que a Inteligência Artificial se expandiu significativamente e se integrou ao nosso dia a dia.
Por outro lado, a busca por conexões humanas e relacionamentos autênticos tem crescido, influenciando não apenas nossas vidas pessoais, mas também nossos hábitos de consumo e a forma como nos relacionamos com marcas e produtos.
Com o ano ainda pela metade, se você está pensando em 2025 ou deseja ajustar seu planejamento para os próximos meses, veja abaixo algumas tendências que já estão em movimento. Prepare sua marca para ser cada vez mais autêntica e personalizada para os seus clientes:
1 – Relações entre clientes e marcas – A busca por interações verdadeiras e a valorização do contato direto estão em alta. As marcas podem aproveitar para melhorar a experiência do consumidor em suas lojas, criando ambientes, produtos e iniciativas que favoreçam a interação entre as pessoas.
2 – Valor que vai além do preço – A percepção de valor está mudando. Não é mais apenas sobre preço e qualidade, mas também sobre a construção de confiança. A criação de um vínculo emocional com os clientes, através de produtos personalizados, é fundamental para manter uma relação duradoura.
3 – Diferenciação através de experiências sensoriais e design intuitivo – Em um mercado repleto de opções, os produtos que oferecem experiências únicas ganham destaque. Marcas que focam em um design atraente e fácil de usar têm mais chances de conquistar e manter a lealdade dos consumidores.
4 – Para acreditar, é preciso ver – Os consumidores estão cada vez mais atentos às empresas que realizam mudanças reais em questões sociais e ambientais. De acordo com um estudo da Boston Consulting Group, 70% dos consumidores globais têm dúvidas sobre as promessas de sustentabilidade das empresas.
5 – Segmentação por atitude – A segmentação baseada apenas em dados demográficos está perdendo espaço. As marcas estão se voltando para os valores, interesses, convicções e atitudes dos consumidores para entender melhor seus comportamentos. Em vez de focar apenas em idade ou localização, as empresas buscam alinhar-se aos princípios e crenças dos seus clientes.
6 – Busca pela satisfação – Em 2024, a experiência do cliente se tornará um fator decisivo. A prioridade será garantir que cada interação seja satisfatória, incluindo marketing direcionado, entregas no prazo, instalação de produtos e soluções rápidas para problemas.
7 – Personalização como regra – Consumidores esperam que as marcas compreendam suas necessidades e ofereçam interações personalizadas. Para isso, as empresas estão investindo em uma “personalização em massa”, onde produtos e serviços são adaptados aos desejos específicos de cada cliente, mas com custos semelhantes aos de itens padronizados. Esse movimento busca atender a demanda crescente por produtos e serviços que se alinhem com as preocupações ambientais e preferências pessoais dos consumidores.
À medida que nos aproximamos de 2025, fica claro que as expectativas dos consumidores estão mudando, exigindo das marcas um posicionamento mais autêntico, inovador e alinhado com as necessidades de personalização e propósito. Integrar essas tendências ao seu planejamento é fundamental para criar uma conexão mais forte e significativa com o público. As marcas que souberem equilibrar o uso da tecnologia, como a Inteligência Artificial, com a valorização das interações humanas, e que conseguirem oferecer experiências únicas e personalizadas, estarão mais bem posicionadas para conquistar a confiança e a fidelidade dos consumidores em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Vivielly Barrack
Consultora e corretora de moda, especialista em direção criativa de moda, consultora de imagem, certificada pela École Supérieure de Paris e com experiência há mais de 15 anos no varejo. Responsável por receber e direcionar lojistas que desejam fazer compras no Pólo de Moda de Belo Horizonte e São Paulo.
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