Dicas para uma viagem bem sucedida

Olá. Quem nunca viajou para fora do país e pretende fazer pela primeira fez uma viagem internacional de longa ou curta distância, precisa se planejar.

Os passeios fora do Brasil exigem cuidados a mais do que aqueles dentro do território brasileiro. Se você tiver em mente algumas dicas valiosas, sua viagem, com certeza, vai ser inesquecível.

A primeira diferença de uma viagem nacional para uma internacional está na documentação. Para entrar em território estrangeiro é preciso ter um passaporte. Alguns países exigem ainda o visto de entrada.

Dicas para viajar com segurança

Quando você já estiver no país de destino, lembre-se de deixar o documento em lugar seguro. Nunca leve o passaporte original para os passeios. É melhor deixá-lo no cofre do hotel.

Faça uma cópia colorida, plastifique. Assim você vai poder andar sem preocupações.

Os países que fazem parte do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai, não exigem o passaporte.

Se você tiver em mãos um documento de identidade com foto recente dentro da data de validade, é possível entrar. Mas saiba que as carteiras de motoristas não são aceitas.

Além do passaporte e outros documentos, é importante tomar cuidado com todos os pertences, como dinheiro, cartões e bolsas. O ideal é que você use uma pochete especial para viagens, conhecida como Money Port.

Uma dica é usá-la dentro da roupa. Além disso, é bom não deixar nada de valor espalhado pelo quarto do hotel. Use o cofre do apartamento, se isso não for possível, solicite ao gerente a utilização do cofre do hotel.

Saiba mais sobre: Viajanet é confiavel

Para se prevenir de doenças, antes de viajar para o exterior, é preciso tomar algumas vacinas. As mais comuns são contra Sarampo e Rubéola. A recomendação é do Ministério da Saúde para evitar que o viajante adoeça fora do país.

Até dez dias antes da partida, a vacina para Febre Amarela também deve ser tomada. Não se esqueça de levar na bagagem o certificado que comprova a sua proteção contra as doenças.

Se a sua viagem for bastante longa, comece a pensar na bagagem com muita antecedência. Assim você tem tempo para se organizar e não corre o risco de esquecer nenhum item.

Mas se a sua viagem for mais curta, uma semana antes é o suficiente para pensar no que carregar na mala. É importante pesquisar o clima do local.

Caso esteja frio no seu destino, leve um casaco pesado e blusas de lã. Calças de tecidos grossos e meias também podem ajudar você a não sofrer com as temperaturas baixas.

Mas se o lugar tiver características de verão, não hesite em levar roupas de tecidos leves, como vestidos, blusas finas e sandálias.

Na bagagem de mão gol, fique atento aos itens proibidos. Nada de levar itens cortantes, como tesourinhas de unha, sprays, como desodorantes, ou recipientes com mais de 100 ml, como xampus e perfumes.

Muitos países tem a voltagem e as tomadas diferentes das que usamos no Brasil. Verifique antes o tipo utilizado no país de destino. Se puder, leve adaptadores.

Para evitar surpresas desagradáveis com dinheiro, antes mesmo de viajar, entre em contato com a empresa de cartão de débito e também de crédito. Comunique que você está viajando.

Isso diminui a possibilidade de bloqueio automático do seu cartão.

No dia anterior à viagem, tente relaxar e descansar. Muitas pessoas que vão de avião não conseguem dormir durante os voos. Para não chegar ao local de destino exausto, descanse enquanto pode.

No dia do voo, alimente-se com bebidas leves e evite fumar ou tomar bebidas alcoólicas. Também não exagere na ingestão de cafeína.

Saia de casa com no mínimo quatro horas de antecedência. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente. Para não correr o risco de perder o voo, chegue com antecedência.

Dentro do avião sempre que sentir que a posição dos braços e pernas está desconfortável, levante-se e caminhe um pouco para ativar a sua circulação sanguínea.

Aproveite estas dicas, e tenha certeza de que estará pronto para fazer uma viagem maravilhosa. Boa viagem!

Deixe um comentário